HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO

ANIMAÇÕES PIONEIRAS

Em 1985 os irmãos Auguste e Louis Limière, foram os pioneiros do cinema, revolucionaram a forma de captar imagens e exibi-las apresentando o “cinematógrafo”, uma máquina que conseguia filmar e fazer projeção para o público. A invenção do cinema criou uma nova perspectiva para o cinema de animação.

Em 1900, o cartunista James Stuart Blackton, lançou o filme animado “Desenho encantado”, em 1906 o filme “Fases humoradas de caras engraçadas”. Blackton utilizou cerca de trezentos “desenhos em movimento” para fazer o primeiro filme animado precursor das animações. Essa novidade trouxe risadas e entretenimento, sendo um sucesso imediato. Contudo, suas criações faziam parte de uma performance e por isso não foi creditado como primeira animação.

O primeiro desenho animado em um projetor de filmes foi Fantasmagorie, do francês Emile Cohl, em 1908.

Frame da animação Fantasmagorie

(Créditos: Youtube)

Em 1911 Windsor Mccay revolucionou a animação, apresentando o primeiro personagem a interpretar emoções, seu trabalho é referência até os dias de hoje. Suas obras mais conhecidas são “Little Nemo” e “Gertie the Dinosaur”.

Frame da animação “Gertie the Dinosaur”

(Créditos: Youtube)

O primeiro filme de longa-metragem animado foi “EL APÓSTOL”, do argentino Quirino Cristiani, em 1917. Ele criou uma técnica muito interessante que consistia em criar uma marionete(fantoche) de papel articulada, o qual ele movimentava e depois tirava fotos, dessa forma colocando elas em sequências criava-se a ilusão movimento. No entanto, este filme ainda não foi encontrado até o momento.

HA_AP_03
Frame documentário “Quirino Cristiani – Discovery Channel”

(Créditos: Youtube)

A partir de 1919, foi lançado o Gato Félix, que se tornou muito conhecido, contudo sua exibição era em preto e ranco, e não tinha som.