HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO

ERA DE OURO DAS ANIMAÇÕES

A inspiração do Gato Félix, levou o surgimento de Walt Disney, que em 1928,criou  o desenho animado “Steamboat Willie”, com o personagem Mickey Mouse, sendo esse o primeiro desenho animado com som sincronizado.

Frame da animação – “Steamboat Willie”

(Créditos: Youtube)

Mickey Mouse se tornou um grande sucesso, daí em diante Walt Disney percebeu que aliar novas técnicas aos seus desenhos poderia lhe garantir a liderança no mercado de animação.

Outros grandes trabalhos revolucionários foram “Skeleton Dance”, que pela primeira vez teve ação sincronizada com uma trilha sonora própria, e “Flowers and Trees”, a primeira animação totalmente colorida.

Frame da animação – “Flowers and Trees”

(Créditos: Youtube)

Como muitas pessoas não tinham assistido ao filme do argentino Quirino Cristiani, “Branca de Neve e os Sete Anões”, estreou em 1937 como o primeiro longa-metragem de animação, se tornando um sucesso grandioso, o que motivou Walt Disney a criar e lançar muitos outros trabalhos icônicos como, Pinóquio(1940), Fantasia(1940), Dumbo(1941), Bambi(1942), sendo essa a era de ouro da Disney.

Frame da animação – “Branca de Neve e os Sete Anões”

(Créditos: Disney Plus)

A Disney criou diversos personagens, que marcaram sua história, como Pato Donald, Pateta, Pluto, Tico e Teco, além do seu carro chefe Mickey Mouse.

Contudo, outros grandes estúdios surgiam na época como a MGM(Metro Goldwyn Mayer), com “Tom e Jerry”, Walter Lanz Production, com o cômico “Pica-Pau”, e Warner Bros Pictures, com os “Looney Tunes”, que tinham os personagens clássicos como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Papa Léguas.

Ilustrações de aberturas das séries

(Créditos: HBO MAX)