HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO

BRINQUEDOS ÓPTICOS

A primeira tentativa de se projetar desenhos em uma parede foi realizada por Athanasius Kircher por volta de 1604, com a criação da “Lanterna Mágica”. Que pintava as imagens em pedaços de vidro e colocava em seu aparelho e os projetava na parede.

Lanterna Mágica

(Créditos: Repositório FURG)

Contudo, a ilusão de sucessivas imagens se moverem só foi finalmente conseguida com a criação dos brinquedos ópticos, inventados em meados de 1800.

Entre eles estão:

O Taumatrópio: Um disco de papelão com as extremidades presas por cordas. Quando as cordas são puxadas, o disco gira, e as imagens se misturam.

Taumatrópio

(Créditos: Researchgate)

O Fenacistoscópio (ou Fenaquistoscópio): Dois discos são montados em um eixo, o qual o disco da frente tem ranhuras na borda e o disco de trás tem uma sequência de desenhos, quando girados, e observados através das aberturas é possível ver uma ilusão de movimento.

Fenacistoscópio

(Créditos: Researchgate)

O Zootrópio(ou Zootropo): Tiras de papel com uma sequência de desenhos eram inseridas em um cilindro com ranhuras. O cilindro era girado, olhava-se através das ranhuras e os desenhos pareciam se mover.

Zootrópio

(Créditos: Adelantegadgetoboli

O Praxinoscópio: Inventado pelo francês Emile Reynaud em 1877. O dispositivo consiste em um tambor circular com espelhos dispostos ao redor de sua circunferência interna. No centro do tambor, há um eixo com uma tira de imagens sequenciais desenhadas em uma tira de papel.

 

Quando o tambor é girado, os espelhos refletem as imagens sequenciais em direção ao centro, onde um espelho central as reflete de volta para o observador mediante uma abertura na parte superior do tambor. Isso cria uma ilusão de movimento contínuo, já que as imagens são rapidamente refletidas pelos espelhos, enquanto o tambor gira. Pode-se dizer que ele é uma evolução do Zootrópio.

Praxinoscópio

(Créditos: Labdemon UFPA)

O Flip Book: É um dos inventos mais conhecidos até hoje. O qual consiste simplesmente em um pequeno caderno com uma sequência de desenhos. Segura-se com uma mão e com a outra se folheiam as páginas, com isso criasse a ilusão de movimento.

Muitas crianças fazem isso, quando desenham nos cantos dos livros e cadernos e folheiam as páginas.

Flip Book

(Créditos: Livro Animation Survival Kit(2001)”, Richard Williams)

O Teatro Óptico: Emile Reynaud inventou em 1892 o Teatro Óptico, se tratava de uma fusão de um Praxinoscópio, uma Lanterna Mágica com outros dispositivos. O qual o artista manipulava com manivelas e roldanas que movimentavam fitas com sequência de desenhos que eram projetados por meio de lamparinas e espelhos, alcançando um feito histórico para animação e o cinema, onde conseguia exibir sua animação para diversas pessoas ao mesmo tempo.

O Dia Internacional da animação é comemorado no dia 28 de Outubro, quando ocorreu a primeira exibição desse primeiro desenho animado, Pantomimes Lumineuses.

 

Teatro Óptico 

(Créditos: Cinema e Pixels)