Com o roteiro e o design dos personagens em mãos, o artista storyboarder irá contar a história criando uma sequência de imagens, utilizando os planos de câmera, definindo como os personagens irão atuar em determinadas cenas, a transição de uma cena para outra, ou seja, ele é a pessoa responsável por ser o contador de história do audiovisual, para isso vamos entender cada etapa do processo de criação para um storyboard.
A definição dos planos é uma etapa crucial no processo de criação de um storyboard, pois ajuda a visualizar como cada cena será composta e como a narrativa será apresentada visualmente. Aqui estão algumas definições de tipos de planos com exemplos:
Plano Geral (Wide Shot ou Long Shot):
Nesse tipo de plano, uma grande área é mostrada para situar o espectador no ambiente e na cena. É frequentemente usado para estabelecer locais e mostrar a relação entre personagens e o ambiente.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Plano Médio (Medium Shot):
Este plano captura o personagem ou os personagens de tamanho médio, enquadrando ele por inteiro com um pouco de espaço em volta do personagem. É útil para mostrar a interação ou ação dos personagens.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Plano Americano (American Shot):
Nesse plano, os personagens são enquadrados a partir dos joelhos para cima. Isso é muito útil em cenas onde a expressão facial e a linguagem corporal são importantes, além de manter visíveis elementos do ambiente.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Primeiro Plano (Close-Up):
O primeiro plano foca em um elemento específico, geralmente o rosto de um personagem, para mostrar detalhes sutis das expressões e emoções, ou objetos bem próximos.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Plano Detalhe (Detail Shot):
Esse plano destaca um objeto ou detalhe específico, muitas vezes utilizado para ressaltar algo importante na narrativa.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Plano Subjetivo (Point of View – POV):
Nesse tipo de plano, a cena é apresentada do ponto de vista de um personagem, mostrando o que ele estaria vendo.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Contra-Plongée (Low Angle Shot):
Nesse plano, a câmera é posicionada abaixo do nível dos olhos do personagem, criando uma sensação de poder ou superioridade.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
Plongée (High Angle Shot):
Aqui, a câmera é posicionada acima do nível dos olhos do personagem, dando a impressão de vulnerabilidade ou inferioridade.
(Créditos: Canal Estúdio Escola de Animação)
O corte é ato de interromper uma cena ou uma tomada, para em seguida, iniciar uma nova cena ou tomada. Isso é feito na edição para criar um ritmo narrativo, estabelecer conexões entre cenas e controlar a progressão da história. Os cortes podem variar em duração, de cortes rápidos e dinâmicos a cortes mais longos e contemplativos.
O corte permite ao diretor e ao editor controlar o fluxo de informações, criar tensão, estabelecer transições entre cenas e manter o interesse do espectador. O timing e a escolha dos cortes influenciam diretamente a experiência do público ao assistir sua obra.
Já as transições, são técnicas utilizadas para criar passagens suaves ou impactantes entre cenas, ou tomadas. Elas são usadas para indicar a passagem do tempo, estabelecer conexões temáticas ou emocionais e criar uma sensação de continuidade na narrativa.
Existem diversos tipos de cortes e transições, abaixo o canal do youtube “RocketJump Film School”, exemplifica cortes e transições utilizados em filmes:
(Créditos: RocketJump Film School)
O storyborder desempenha um papel crucial em todas as etapas de produção, podendo simplificar ou complicar o trabalho subsequente, como rigging, animação e cenários. A produção é um esforço de equipe, e as escolhas do storyboard impactam todo o projeto. Portanto, é fundamental considerar todas as etapas que vêm após o storyboard.
A seguir apresentaremos a linha de produção que segue as seguintes etapas:
Abaixo temos um exemplo de storyboard:
(Créditos: Estúdio Escola de Animação)
Essa é uma parte essencial, já que após a aprovação do animatic, cada cena será cortada para ser inserida no setup, para facilitar o processo de animação.
Abaixo temos exemplos de alguns animatics:
(Créditos: Maiko Gonçalves)
Exemplo: Digamos que esse personagem precisou utilizar um chicote para pular de um lugar para outro e pegar a fruta mágica. No entanto, isso não estava no roteiro inicial; foi um acréscimo no storyboard para conectar melhor a cena. A equipe do post-board ficaria responsável por criar o chicote, proporcionando à equipe de animação todo o material necessário para a realização da animação.