PRÉ-PRODUÇÃO VISUAL

DESIGN DE PERSONAGEM

O design de personagem ou character design, é o processo criativo que desenvolve a aparência visual e características distintivas de um personagem. Nesse processo criamos a aparência física, roupas, acessórios, expressões faciais, poses que capturam a personalidade e características únicas dos personagens. O objetivo do design de personagem não é apenas criar uma figura visualmente interessante, mas também garantir que sua aparência seja coerente com a história e o mundo em que ele existe, permitindo que os espectadores se conectem emocionalmente e identifiquem o personagem de maneira imediata.

FICHA DE PERSONAGEM:

Antes de começarmos a esboçar algumas ideias, é interessante criamos uma ficha com alguns dados, para conhecermos melhor nosso personagem, vejamos no exemplo abaixo, a ficha de um dos personagens do projeto autoral DOUBLE PUNCH:

Nome:  Thomas.

Sexo:  Masculino.

Idade: 11 anos.

Aparência:  Menino negro, usa roupas folgadas como as de basquete, bboy e skatista, utiliza acessórios futuristas de luta, espadas, luvas e botas.

O que faz: Faz parte de uma corporação de missões especiais.

Onde Vive: No reino dos brinquedos.

Personalidade: Competitivo, fica sério quando está em ação, mas nunca perde o bom humor.

 

Medos: Deixar seus amigos na mão e não poder ajudá-los.

Sonho: Se tornar um grande lutador de arte marciais.

Qualidades: Ágil, rápido, habilidoso com armas brancas e artes marciais

Defeito: Cabeça dura, acha sempre que está certo.

O que gosta: Adora artes marciais, videogames e apostar corridas.

O que não gosta: Arrumar a casa e perder no vídeo game.

MOODBOARD:

Após compreendermos mais profundamente nossos personagens, iremos criar um moodboard, que é uma prancha com diversas imagens de referências. Abaixo temos alguns exemplos do moodboard para o personagem Thomas do projeto DOUBLE PUNCH:

Alguns sites onde você pode pesquisar suas imagens, são:

Google – https://www.google.com/

Artstation – https://www.artstation.com/

Pinterest – https://br.pinterest.com/

Instagram – https://www.instagram.com/

Deviantart – https://www.deviantart.com/

Alguns programas que você pode utilizar para organizar e montar seu moodboard com as referências, são: 

Pureref – https://www.pureref.com/

Photoshop – https://www.adobe.com/br/

Krita – https://krita.org/en/

Medibang – https://medibangpaint.com/pt/

FORMAS:

Após nossa pesquisa, iremos para as primeiras ideias, o sketch (esboço), nessa etapa vamos nos basear nas características dos nossos personagens e pesquisas, algo que pode nos ajudar nessa etapa é entender o significado dos shapes (formas) simples e o que elas representam, vejamos isso exemplos abaixo:

 

  • Quadrado:

 

    • Estabilidade e confiabilidade: Um personagem com linhas retas e cantos marcantes pode transmitir uma sensação de estabilidade e confiança.

 

    • Rigidez e inflexibilidade: Um design baseado em quadrados pode sugerir um personagem rígido, resistente a mudanças ou avesso a aventuras.

 

  • Triângulo:

 

    • Energia e dinamismo: Um triângulo apontando para cima pode transmitir uma sensação de energia, crescimento e ambição.

 

    • Agressividade ou Perigo: Um triângulo invertido pode indicar tensão, desequilíbrio, além disso, suas pontas podem indicar que um personagem é perigoso ou maligno.

 

  • Círculo:

 

    • Harmonia e conexão: Um personagem com formas arredondadas pode sugerir uma personalidade calorosa, amigável e harmoniosa.

 

    • Flexibilidade e adaptabilidade: O design circular pode simbolizar um personagem flexível, capaz de se adaptar facilmente a diferentes situações.

 

As características de seu personagem é formada pela junção dessas formas simples, podendo criar variantes de formas e personalidades, vejamos dois exemplos abaixo:

Bob esponja (Bob Esponja Calça Quadrada)

Apesar do personagem ser conhecido por sua forma quadrada, podemos reparar que os contos do personagem são em sua maioria arrendados, retirando sua calça quadrada, seus olhos, mãos, sapatos e suas expressões seguem formas circulares, deixando o personagem mais amigável e divertido. Além das formas onduladas que reforçam seu lado cômico .

 

Ilustração Bob Esponja

(Créditos: Pinterest)

Docinho (As Meninas Super Poderosas)

Embora a Docinho parecer uma personagem fofa, por conta de suas formas arredondadas, suas pontas triangulares nos cabelos reforçam suas características mais dinâmicas e explosivas, ressaltando sua agressividade e bravura.

 

Ilustração Docinho (Meninas Super Poderosas)

(Créditos: Fandom)

Uma abordagem interessante para avaliar a eficácia do design do seu personagem é, após esboçar algumas ideias, preencher completamente o contorno com a cor preta. Ao analisar a silhueta, verifique se é possível reconhecer claramente o personagem apenas por meio da leitura da forma. Se isso for possível, seu personagem está no caminho certo. Caso contrário, considere fazer ajustes para garantir que a leitura da silhueta seja evidente o suficiente para permitir o reconhecimento em qualquer contexto ou aplicação.

Silhueta da personagem Docinho (Meninas Super Poderosas)
Silhueta do personagem Bob Esponja

 

POSES:

Outro ponto muito importante na hora de produzirmos o design do personagem, é criar boas poses, o seu personagem não ficará parado na animação, então é interessante fazer testes de poses em possíveis situações que ele poderá enfrentar, correndo, saltando, lutando, enfim poses interessantes que demonstram a personalidade do personagem de forma que gere apelo visual e clareza do movimento. Uma dica interessante é fazer o personagem em uma pose de antecipação, como se estivesse preparando o movimento, ou uma pose extrema no meio de um movimento, como se já estivesse antecipado e agora está realizando a ação de fato.

Contudo, antes de desenharmos as poses temos que levar em conta outro elemento importante na pose, a qual é a linha de ação do personagem, a linha de ação guia o nosso olhar no movimento que o personagem está executando, essa linha não precisa ser sempre exagerada, podemos ter até um pose aparentemente mais parada, mas que tenha uma linha de ação interessante.

Além disso, a linha de ação deve gerar um ritmo e continuidade do movimento do personagem, isso pode ser feito organizando os elementos do personagem de maneira a criar uma sensação de movimento e fluidez na composição, além de se conectarem visualmente, criando uma sensação de harmonia e unidade, isso é fundamental para evitar a impressão que o personagem é uma coleção de partes desconexas, o que atrapalha todo o ritmo e intenção da pose.

 Vejamos nos exemplos abaixo, como essas dicas podem ser aplicadas:

Sketches do personagem Thomas para o projeto Double Punch

(Créditos: Maiko Gonçalves)