CRIANDO UM UNIVERSO

ROTEIRO

O roteiro pode ser definido como um documento de planejamento detalhado que descreve minuciosamente tudo o que irá ocorrer em um evento específico, como um filme, vídeo, documentário ou peça teatral. Em sua essência, o roteiro compõe-se de uma descrição completa das cenas, mensagens que serão transmitidas e de todos os elementos que compõem aquele conjunto.

 

Além disso, o roteiro pode ser considerado uma ferramenta fundamental para a criação de uma obra audiovisual ou teatral, enquanto permite que os envolvidos no processo de produção visualizem de forma clara e detalhada o desenrolar da narrativa. O roteiro é, portanto, um instrumento que orienta e guia a produção, a direção, a fotografia e outras áreas envolvidas na realização do evento em questão.

 

Vale ressaltar, por fim, que o roteiro pode ser concebido de diversas maneiras, adaptando-se às particularidades de cada evento. Porém, sua função primordial permanece a mesma, qual seja, servir como um guia detalhado que permita a execução do evento com precisão e clareza.

 

Nesta etapa você pode detalhar mais as ações dos personagens, utilize sua escaleta como base para desenvolver melhor sua trama, lembre-se de todos os conceitos aprendidos nos tópicos anteriores sobre desenvolvimento de história e personagem.

A estrutura para se escrever um roteiro, segue parecido com a escaleta, nela teremos:

    • O número da cena;

 

    •  A marcação do ambiente, se é interno ou externo;

 

    • O local onde se passa a história, sempre em caixa alta. Ex: CIDADE DOS BRINQUEDOS

 

    • Marcação do tempo, se é dia, noite, manhã ou tarde.

 

    • Descrição da cena sempre com ações, por isso pense em qual ação o personagem vai fazer para transmitir determinado sentimento, não deixe essa informação vaga:

 

Exemplo ruim: O personagem ficou decepcionado.

Exemplo bom: O personagem saiu correndo enquanto chorava, batendo a porta de forma furiosa.

 

    •  Quando apresentamos algum personagem pela primeira vez, escrevemos ele em caixa alta.

 

Vejamos abaixo, um exemplo de estrutura de roteiro,  projeto autoral DOUBLE PUNCH:

1 – EXT. CIDADE DOS BRINQUEDOS – DIA

Plano aberto mostrando a cidade dos brinquedos, zoom in focando em um local que parece ser secreto.

 

2 – INT. CASA SECRETA / NA TV – DIA

THOMAS e LILY estão jogando um jogo de luta “beat in up”(briga de rua) em dupla.

 

3 – INT. CASA SECRETA / NO SOFÁ – DIA

Thomas e Lily se empurram de um lado para o outro.

Esse é um exemplo de um roteiro simples de um curta, por isso vamos ter que observar alguns pontos que devem ser levados em conta quando está escrevendo:

 

    • Defina o tamanho do seu curta antes de escrevê-lo, é comum começarmos com umas ideias super elaboradas, contudo muitas das vezes temos que simplificá-las para caber no tempo estipulado para o projeto.

 

    • Uma medida convencional utilizada, é que a cada página de roteiro teremos um minuto de vídeo, no nosso caso, um minuto de animação, contudo, como nosso curta não tem fala, à medida que podemos utilizar, é de uma página e um terço para cada minuto de animação, por isso fique de olho na quantidade de cenas que você está escrevendo.

 

    • Cada cena deve ter no máximo 5 linhas, não deixe maior que isso, pois tanto para a pessoa que analisará seu roteiro ficará cansativo, quanto para quem for animar ficará uma cena grande demais.

 

    • Na questão de formatação utilize a fonte “Courier”, tamanho 12, se quiser utilize negrito para salientar alguma informação.

 

Essas foram algumas dicas básicas para você criar seu roteiro, claro existe muita coisa a ser estudada, mas com essas informações básicas você saberá como começar.

Abaixo estará disponível o roteiro completo do curta autoral  DOUBLE PUNCH.