CRIANDO UM UNIVERSO

NARRATIVA E STORYTELLING

Criar e contar histórias não é algo novo, isso acontece desde tempos antigos, e a forma de contar essas histórias é através da narrativa, sendo ela uma estrutura de comunicação que apresenta uma sequência de fatos e acontecimentos, essa estrutura está presentes em mitos, contos, filmes, séries, animações, livros,  peças teatrais entre outros.

 

ALGUNS ELEMENTOS CHAVES SÃO:

 

  • Os personagens: Indivíduos que impulsionam a história.

 

  • Enredo: É a sequência de acontecimentos que afeta a história.

 

  • Ponto de vista: Refere-se a pessoa que conta a história, podendo ser em primeira pessoa(narrado pelo personagem da história) ou em terceira pessoa (narrador externo).

 

  • Contexto: É o lugar ou ambiente onde se passa a história.

 

  • Conflito: É o elemento chave que impulsiona a história, geralmente é a força antagônica ao objetivo do personagem, algo que o personagem precisa vencer ou superar.

 

Já entendemos o que é uma narrativa, contudo uma boa história envolve o storytelling, que se trata da forma que essa história está sendo contada, uma boa história é envolvente, persuasiva, transmite a mensagem e ideias de modo que capte a atenção do público, criando uma conexão emocional com ele.

 

CARACTERÍSTICAS DO STORYTELLING

 

  • Emoção: O storytelling busca envolver o público em um nível emocional, fazendo com que eles se interessem e se identifiquem com a história.

 

  • Clareza: Uma história bem contada deve ser transmitida de forma clara e compreensível.

 

  • Contexto e significado: O storytelling busca dar contexto e significado aos eventos narrados, permitindo que o público entenda o propósito da história.

 

Para darmos os primeiros passos vamos entender sobre os processos criativos que nos ajudarão a contar nossa história.

Primeiro, processos criativos são pessoais, então devemos entender quem nós somos, que tipo de histórias queremos contar, utilize referências da sua vida pessoal para deixar sua história ainda mais interessante.

Como não existe uma fórmula, podemos observar processos criativos de outros artistas, utilizar referências de diversos projetos, filmes, animações e ver o que melhor se encaixa no nosso processo.

OLHAR PRA DENTRO

Existem artistas que preferem olhar para dentro, falar sobre suas experiências de vida, seus sonhos, memórias de quando eram crianças, momentos de alegria, medos, traumas, enfim toda experiência pessoal que pode ser utilizada para trazer mais originalidade para seu projeto.

Um exemplo disso é a animação Gravity Falls, o qual o criador Alex Hirsch se baseou em suas memórias de infância com sua irmã gêmea Ariel Hirsch, para criar os personagens Dipper e Mabel.

Alex Hirsch e Ariel Hirsch 

(Créditos: Documentário do Canal The Gravity Falls)

OLHAR PRA FORA

Também podemos buscar referências no sentido contrário, olhando pra fora, coletando histórias e situações que estão ao nosso redor como contos da sua cidade, situações do cotidiano, folclore, mitos, lendas, locais por onde passou, sua vizinhança, em suma tudo que você vê pode ser utilizado para criar uma base narrativa.

No documentário da NHK um canal de TV Japonês, onde entrevistam Hayao Miyazaki, o criador do Studio Ghibli. Miyazaki começa explorando as imagens que estão à sua volta, e a partir disso ele cria possíveis situações e personagens que poderiam interagir naquele ambiente.

Hayao Miyazaki

(Créditos: Documentário da NHK )

Custom Select Input