CRIANDO UM UNIVERSO

ESTRUTURA DE 3 ATOS

Para criarmos a estrutura da nossa história e adaptarmos a jornada do herói, iremos utilizar a estrutura de 3 atos, criada por Aristóteles e popularizada pelo escritor e roteirista Syd Field, que consiste em estruturar nossa história em começo, meio e fim em 3 atos, vejamos como funciona:

 

Ato 1 – Apresentação – Aqui será apresentado o universo, os personagens, objetivos, até que ocorre um incidente que muda a vida do protagonista.

 

Ato 2 – Confronto – Aqui terá a exploração do novo universo, apresentação do conflito que o personagem terá que resolver, passará por desafios, provações, e veremos o desenvolvimento do personagem em busca do seu objetivo.

 

Ato 3 – Resolução – Aqui temos o ponto de virada da história, onde as coisas começam a dar errado para o nosso personagem, um ponto de crise, onde tudo aparenta piorar, contudo, ele se levanta novamente, enfrenta e supera seus desafios, para conquistar seus objetivos e se transforma, pois ele não é mais o mesmo.

 

Normalmente o tempo que cada ato ocupa na história é na seguinte proporção:

 

Primeiro Ato – 25% 

Segundo Ato – 50% 

Terceiro Ato – 25% 

 

Respeitar essa proporção no momento que está escrevendo seu roteiro é essencial, já que, se você ficar perder muito tempo apresentando sua história, pode acabar comprometendo seu segundo ato, e consequentemente o terceiro, deixando sua história longa demais, e perdendo o controle sobre seu trabalho, sendo importante manter essa proporção enquanto cria sua estrutura. E mais do que ajustar o tempo, é deixar sua história mais natural, de modo que um evento leve ao próximo acontecimento do outro e assim por diante.

 

Vemos que a jornada do herói e a estrutura de 3 atos estão interligadas, de forma que teremos uma história mais estruturada e fácil de ser compreendida.